Pesquisar
Turismo

Principais Pontos Turísticos

Praias e lagoas

As praias de Povoação contem altas ondas que encantam os surfistas, que na década de 90 começaram a freqüentar esta região. A região é muito rica em lagoas, como a do Monsarás, Acarás, Doutor, Salgada, Zacarias, das Piabas, Nova e da Viúva (esta ultima com uma pequena estrutura para camping), onde as crianças se divertem e os pescadores tiram seu sustento.

Manifestações Culturais

Destaca-se a o Congo de São Benedito, que hoje conta com 26 componentes em sua banda adulta e 30 na mirim, se apresentam principalmente no mês de Dezembro, entre os dias 25 e 27 na levantada do mastro de São Benedito e em sua derrubada entre os dias 03 e 06 de fevereiro, e em outras festividades dentro e fora do município de Linhares. Outra festividade tradicional é a Folia de Reis que acontece entre os dias 03 de janeiro e 03 de fevereiro, dois ternos (grupos) animam a comunidade.

Festas

Alem das festas Juninas e do carnaval, onde a comunidade recebe inúmeros turistas, outra festividade que se destaca é a festa do Robalo, cuja principal atração é um campeonato de pesca, onde os mais afortunados conseguem fisgar grandes robalos, esta atração que ainda conta com shows regionais é promovida pelos Pescadores Amadores de Linhares.

Projeto Tamar

Este importante Projeto de conservação de Tartarugas Marinhas, atua na comunidade de Povoação á mais de 20 anos, possui sua base nas proximidades da Lagoa de Monsarás, e nos últimos anos é o principal sitio de desovas de Tartarugas do estado. As principais espécies que se reproduzem nesta região é a Tartaruga Cabeçuda (Caretta caretta) e a Tartaruga Gigante (Dermochelys coriacea), esporadicamente podem ocorrer desovas de outras espécies. Vale ressaltar que a base do Projeto Tamar de Povoação não possui estrutura para receber turistas, é utilizada apenas para o manejo e a conservação desta importante espécie ameaçada de extinção. O período de desova vai de Outubro a Março.

Rio Doce

Após percorrer o Estado de Minas Gerais e cortar o Espírito Santo, este imponente rio chega à comunidade de Povoação, que fica próxima a sua Foz e ao mar. Importante via de acesso há décadas atrás, hoje este sucumbi ao assoreamento, contudo ainda guarda encantos nesta localidade como as matas de cacau, suas inúmeras ilhas e seus deliciosos peixes e crustáceos destacando-se o robalo, a carapeba, A tainha, as lagostas e camarões de água doce.

Não deixe de conhecer.

Vindo a Povoação, você não pode deixar de conhecer a Lagoa de Monsarás, com suas mornas e temperadas águas devido à proximidade com o mar e a lagoa da Viúva que além de poucos metros do mar conta com alguma estrutura de camping. Faça uma caminhada nas trilhas da Fortaleza e do Monsarás, implantadas pelo Projeto Ecocidadania e conheça uma restinga ainda bem preservada. Caminhe pelas praias ainda desertas e não deixe de assistir ao por do sol no Rio Doce , assista a uma apresentação de Congo de São Benedito e a Folia de Reis você irar se encantar.